O Paracetamol contra o coronavírus? Por que não usar medicamentos com potencial anti-inflamatórios como o ibuprofeno?
Bem, essa é a ideia de quem tem o hábito de praticar a automedicação, mas na verdade, antes de tomar uma atitude como essa é interessante primeiramente observar o que dizem os especialistas.
Paracetamol contra o coronavírus: O que se sabe até o momento?
Depois de uma declaração do ministro de saúde da França, que mostrava apreensão sobre o uso de ibuprofeno, um porta voz da OMS reforçou que é preferível o uso de paracetamol nos pacientes que testaram positivo para o coronavírus e estão em cuidados domiciliares, ou seja, se automedicando.
E apesar de a recomendação ter pouco embasamento em pesquisa, ao menos especificamente para o covid-19, há um estudo realizado em variações do vírus, que alega que, em muitas situações, alguns anti-inflamatórios acabam, de certa maneira, “abrindo as portas do sistema imunológico” para que o coronavírus se instale.
Leia mais sobre isso no: Artigo científico completo.
Proteja-se com responsabilidade.
O melhor a se fazer ainda é evitar a automedicação. Até porque, os especialistas estão debruçados sobre as pesquisas que tratam do vírus em questão (covid-19) e alegam que as recomendações até o momento são feitas com base em observação dos casos que já ocorreram.
De certa forma, o paracetamol tem ajudado a lidar com os sintomas que são parecidos com os de uma gripe comum, mas ainda assim, não deve ser tomado sem a prescrição do seu médico.
Lembre-se de que até agora, tudo o que se sabe sobre a proteção contra o coronavírus incluem as seguintes recomendações:
- Evite lugares aglomerados
- Lave as mãos com frequência.
- Na falta de possibilidade de usar água e sabão, opte pelo uso do álcool em gel.
- Em outras palavras, alimente-se bem, cuide-se e mantenha o sistema imunológico fortalecido.
Como aumentar a sua imunidade?
Aliás, se proteger contra doenças através de alimentação e hábitos de vida mais saudáveis é uma estratégia eficaz, mas que precisa de hábito para surtir o efeito desejado.
Por isso, que tal começar o quanto antes a fortalecer o seu sistema imunológico?
O melhor de tudo é que comer menos alimentos industrializados, praticar atividades físicas e evitar o excesso de sódio e gorduras evita complicações que podem agravar o quadro de uma possível infecção viral.
Mas existem alimentos específicos que turbinam o seu metabolismo e podem proteger você e sua família.
Veja alguns deles:
Alimentos ricos em zinco:
- Castanhas de caju
- Castanha do Pará
- Amendoim
- Carne de boi assada
- Frango Cozido
Os especialistas alegam que é muito importante manter a ingestão diária de alimentos ricos em zinco para melhorar a memória, combater sinais de envelhecimento e aumentar a sua imunidade.
E o melhor de tudo é que temos uma opção prática que você pode levar para qualquer lugar. Clique para ver.
Alimentos antioxidantes
Os antioxidantes também ajudam você a se proteger contra agressões externas. Então, sempre que puder, invista num cardápio rico em alimentos como
- Aveia
- Frutas cítricas como limão, abacaxi e laranja.
- Hidrate-se.
Em resumo, alimente-se bem e hidrate-se sempre. Se manter saudável não apenas evitará que você adoeça com frequência, como também diminuirá a necessidade de praticar a automedicação constantemente.
Aliás, se você quer saber mais sobre cuidados com a sua saúde e se manter realmente informado sobre cuidados com a sua saúde, acesse e siga o perfil da beautyin aqui e nas redes sociais, por fim, mantenha-se alerta e cuide-se para se manter saudável.
Até a próxima!
@beautyinbr